quarta-feira, 19 de outubro de 2011

OS 3 MELHORES # 19 - NOBRES ESQUECIDOS




Para fazer contraposição à categoria abaixo, selecionei três carros brasileiros também derivados de modelos de grande produção, mas que realmente tinham algo de verdadeiramente esportivo em suas almas, além de um simples aumento da potência. Curiosamente, nenhum dos três desperta sequer a metade dos suspiros dos "esportivados" abaixo, mostrando o quão complexa pode ser a paixão por automóveis antigos. São eles, o Willys 1093, do qual já se falou aqui, o Oggi CSS, já abordado aqui e o Vectra GSi, um canhão de 150 cv e 220 km/h de máxima graças a cabeçote de alumínio, pistões forjados, como no Opel Calibra, injeção multiponto seqüencial e escapamento dimensionado, um conjunto bem diferente daquele do Vectra CD de segunda geração, também 2.0 16V. Todos preferiram sair de costas para os leitores, em um discreto protesto contra a indiferença da maioria dos antigomobilistas em relação à sua memória.

22 comentários:

M disse...

Êpa,êpa,ôpa !
Alto lá !
O motor do GSI É o do Calibra !
E pistão forjado não aumenta potência e nem velocidade máxima !
O cabeçote do brazuca tb é de alumínio, MAS aqui foi retrabalhado para ficar + econômico e terminou nesta merda...
Tirando o motor, o carro é feio !
Já o 1093, de excepcional só tinha o contagiros.
E o Oggi, feio daquele jeito, é até pecado ser chamado de esportivo.
Prá mim, nenhum dos 3 merece mais do que o esquecimento.

Luís Augusto disse...

Coitados...

M disse...

Hehehehhhh...
Mas é a mais pura verdade !
Ainda sobre o GSI: mecanicamente, ele é o Calibra ! Repare nas rodas de 5 furos. É tudo alemon.
É um bom carro ! Pena que é feio...

Luís Augusto disse...

Lembro que os Vectras de 2a geração eram 5 furos. Os da 1a eram de 4?

M disse...

Sim, sinhô !

Joel Gayeski disse...

Quanta maldade nesse coração, M!
Tá certo que gosto é subjetivo, eu adoro o GSi, ainda mais branco.
Dotô, o Vectra CD era 8V.

Luís Augusto disse...

Joel, me refiro ao Vectra CD da 2a. geração, que é 16V.

M disse...

Joel,
Esqueça o GSI, ainda mais o branco ! Vão dizer que vc tá andando de taxi véio !
MAS compre um Calibra ! Este sim, pode ser até branco...

Francisco J.Pellegrino disse...

Luiz, aqui a escolha é dificil, o 1093 na época parecia una "macquina",para os carros do seu tempo era um Leite Glória melhorado, CSS é um aborto e o Vectra é um natimorto.

Luís Augusto disse...

Vcs estão de mau-humor! Um amigo tem dois Oggi CSS e está precisando vender um. Fui ver o bichinho e quase fiz uma besteira. Um outro conhecido tem 4 Calibras! Se o desempenho do GSi for tão bom quanto o do cupê não há como falar mal do carro. E o 1093 é a expressão mais romântica do Brasil dos anos 60, não acham?

M disse...

Dotô,
Se ocê comprá um Oggi, num é + meu amigo !
Nada errado com o desempenho do GSI ! A josta só é feia !
Tá certo seu amigo - compre um Calibra !
Mas não exagere ! Só 1 já tá bom...
Agora quem acha o 1093 "romântico", tá maus de romance...

Luís Augusto disse...

Vc continua de mau humor! O que seria do antigomobilismo sem os seus eufemismos...

M disse...

Que nada !
Eu si-divirto-me com os "seufemismos" !
Hahahahahahhhh...

Joel Gayeski disse...

O que leva um caboclo a ter vários carros iguais?

Luís Augusto disse...

Pergunta pro Badolato, ele deve ter uns 40 Dodges...

M disse...

Ufa !
Que consolo !
Eu já me acho um doente por ter 2 MGBs.
Os Porsches, pelo menos são diferentes. Os VWs tb...

Alexandre Zamariolli disse...

Luís,
A furação das rodas do Vectra varia conforme a motorização: rodas de quatro parafusos para motores de oito válvulas e de cinco parafusos para os 16V.
Salvo engano, a única exceção a essa regra foi o Vectra Elite da terceira geração, que manteve as rodas de cinco parafusos mesmo depois que o motor 2,4 16V foi descontinuado e o 2,0 8V passou a ser usado em todas as versões.

Luís Augusto disse...

Alexandre,
Não sabia, obrigado pela informação!

Anônimo disse...

Luís Augusto,

Por favor passe meu e-mail para seu amigo que está vendendo o Oggi CSS.
Estou procurando um faz tempo.

Ficarei muito grato.

José Henrique
henriqueadm2000@yahoo.com.br

Luís Augusto disse...

Ok.

Julio disse...

Qual o contato da pessoa q tem o Oggi?

Unknown disse...

Estou aqui 7 anos depois para responder que o Vectra gsi começa a aparecer como um esportivo raro.