A segunda década do terceiro milênio já avança e os carros dos anos 90 começam a despertar interesse especial. Tirando os modelos de marcas prestigiosas (ou premium, como adoram dizer os marketeiros), separei três boas apostas dos anos 90 para fazerem sucesso nos futuros encontros de antigomobilistas. O Mazda Miata MX-5 deve ser unanimidade. Nascido de maneira um tanto despretensiosa para reviver o espírito dos roadsters ingleses dos anos 60, ele foi um sucesso estrondoso mesmo sem números expressivos de desempenho, mostrando novamente que esportividade está muito além de marcas absolutas de velocidade e aceleração e que releituras de clássicos do passado transcendem as meras caricaturas que andam por aí. Já o Chevrolet Omega CD, feito por aqui entre 1993 e 1998, deverá ser lembrado como o último grande automóvel fabricado no Brasil. As versões 3.0 têm comportamento superior, mas meu eleito seria o 4.1 de 168 cv herdado, a partir de 1995, do Opala, cuja sombra ainda paira - injustamente - sobre seu substituto. E o último, um iconoclasta que marcou época, mas acabou não ditando tendências, o Citroën XM, lançado em 1989 para celebrar os 200 anos da Revolução Francesa. Belo design e suspensão "hidroproblemática" estão no pacote deste que também deve merecer lugar nas coleções futuras. Menção honrosa a um certo Suzuki Swift...
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
8 comentários:
O Miata é um belo brinquedo !
Após o lançamento, a fila para conseguir um chegou a quase 1 ano, ou pagavam ágio de até $10 K.
Assim como o Datsun 240Z, seguiu a receita que os ingleses haviam criado (e abandonado...).
O Suzuki Swift é "ór-com-cur"...
O MX 5 já é um clássico.
Brinquedinho dos mais interessantes.
Romeu
O Miata/MX-5 é unanimidade, e não sou eu que vou discordar. O Omega é bacana, mas eu ficaria mesmo com o 3.0.
O Citroën XM? Esse é pra quem acha que a manutenção de um Alfa 164 é simples demais, e está a fim de uma sarna braba pra se coçar. Se for pra ter um Citroën dos anos 1990, eu ficaria com o AX GTi.
O Omega eu tb ficaria com o motor alemão....Vamos colocar fogo na josta do Suzuki.....kkkkkkk
O XM sempre me exerceu grande fascínio, teria um sem pestanejar.
Omega 3.0? Absoluto.
Interessante do Miata é que, ao longo dos anos ele ganhou muito pouca gordura.
Miata é carro de gay nos USA, acho que isso explica muita coisa.
explica que tem muito viado nos USA, afinal o carro vendeu muito bem por lá.
Sr. Francisco não parece entender p** nenhuma de carro... Sou dono de dois Suzukis Swift (um 3cil. e um GI) e digo que são EXCELENTES carros, um dos melhores frutos do casamento GM-Suzuki dos anos 80. Foi um dos carros mais econômicos já vendidos nos EUA e até hoje supera os modernos Prius e Insight quando o papo é gastar menos... Não é à toa que quando o preço do petróleo subiu nos anos 2000 ele se tornou o carro usado mais vendido nos EUA.
E o design do carro é uma síntese do que havia de melhor nos anos 80: faróis trapezoidais, luzes de posição laterais e lanternas traseiras em filete, alido às linhas retas e ao bom gosto da funcionalidade, que gera excelente visibilidade e bom espaço interno...
Conheça antes falar m***!!
Postar um comentário