segunda-feira, 14 de março de 2011

MAIS ITALIANO DO QUE FRANCÊS

Falando ainda dos conversíveis da Peugeot, praticamente desconhecidos por aqui, eis o antecessor do 504 do post abaixo, o belo 404 Cabriolet. Derivado de uma família de modelos mais genéricos destinados à classe média européia, que prosperava a olhos vistos na medida em que as cicatrizes da II Guerra iam ficando para trás, ele surgiu em uma época de recuperação da escola de design automotivo do Velho Continente, muito influenciada pelos norte-americanos nos anos 50. Naquela época, anterior às plataformas comuns a várias marcas, cada país buscava reafirmar sua identidade também através dos seus automóveis e é muito difícil confundir um carro alemão com um inglês ou italiano do mesmo período, por exemplo. Mas foram os franceses os que mergulharam mais fundo nessa busca, produzindo modelos realmente inconfundíveis, como os Citroën DS e Ami 6 ou o Renault 4, por exemplo. Sendo a mais cautelosa das três grandes francesas, a Peugeot apostou em desenhos mais conservadores (mas não necessariamente genéricos) e, para o 404, contratou o estúdio Pininfarina, que apresentou o desenho final em 1960. Se o resultado pode ser considerado belíssimo como quase tudo o que saiu das pranchetas do carrozzere italiano, falta ao 404 um pouco da identidade gaulesa vista nos concorrentes, algo recuperado pelo mesmo Pininfarina com o 504 no final daquela década. É possível mesmo notar uma certa semelhança do 404 com algumas Ferrari da época, especialmente a 250 GT Cabriolet Pininfarina vista por aqui em priscas eras, que fazia com que o 404 fosse um oásis de beleza e equilíbrio tipicamente italianos em meio ao experimentalismo tão caro aos franceses - ao mesmo tempo, pode ser considerado o que tinha menos personalidade (ou que nasceu no país errado...). O modelo da foto é da coleção do Bill Egan, um dos fundadores do AutoEntusiastas, e a foto foi colhida do ótimo Carangos & Afins.

5 comentários:

Anônimo disse...

Isto é um Fiat 1500 cabriolet 1965 !
O Sr. Pininfarina só trocou a grade...

Luís Augusto disse...

A Pininfarina andou mesmo meio "genérica" no início dos 60's, se comparada a outras marcas de prestígio. Mas o desenho continuou nobre.

Anônimo disse...

Tem razão !!!
O projeto era mesmo bem genérico !
A "criação" ficava restrita a grade e símbolo do fabricante !
Repare que até o contorno do capô é igual !
E vendo por trás, não dá para identificar a marca.

Paulo Levi disse...

O projeto da Pininfarina para o Morris Oxford e outros sedãs comercializados por marcas da BMC (Austin, MG, Wolseley etc.) também guardava uma grande semelhança com o 404. Um descendente sul-americano desses carros ingleses é o Di Tella, que era fabricado na Argentina na década de 60.

Luís Augusto disse...

Caros,
Vou ver se acho versões conversíveis dos modelos citados para comparação!