quarta-feira, 14 de abril de 2010

REQUINTE MENOS FORMAL


O Ford LTD surgiu em 1969 como versão luxuosa do Galaxie 500, conhecido dos brasileiros desde 1967; em 1971 surgiu o LTD Landau, versão que durou até 1975. No ano seguinte, com a remodelação da linha, o LTD e o Landau se tornaram duas versões separadas e o LTD acabou sendo eclipsado nas coleções brasileiras pelo refinado Landau, em que pese o acabamento semelhante e a motorização idêntica. Mas o LTD tinha a seu favor a disponibilidade de cores mais interessantes que o Landau que, com exceção de uma série comemorativa de 1979, pintada em vinho, sempre foi oferecido em tons neutros, mais adequados a um carro de representação, como o famoso Azul Clássico dos últimos tempos do carrão. Enquanto isso, o LTD teve mais a cara dos anos 70, com combinações mais alegres e ousadas de cores, como esse charmoso modelo 1978 azul claro com vinil branco, e acabaram ficando mais vistosos que o irmão rico 30 anos depois.

8 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Cê acha Luís? A impressão de que tenho é que os colecionadores dão mais preferência ao vidro pequeno atrás... E o que dizer então do Gálaxie? Acho que é o 1978 que saiu com a grade com filetes horizontais(?). Eu acho esse modelo belíssimo e é difícil de se ver.
Abraço,

Luís Augusto disse...

Guilherme, foi exatamente o que eu disse. O LTD ficou em segundo plano como colecionável, mas suas combinações de cores aliada à raridade do modelo o tornam uma atração mais vistosa em encontros. O Galaxie 500 com grade horizontal foi produzido de 1976 a 1979, salvo engano. Nessa garagem aqui tem dois 500:
http://antigomoveis.blogspot.com/2008/09/esclarecimento.html

Guilherme da Costa Gomes disse...

Relendo com mais atenção, tens razão. E é um ponto de vista muito interessante esse que você observa.
Eu sinto falta só da mira no capô. Os Gálaxie desses anos são ainda mais exóticos por não terem o teto em vinil! Estranhamento que os deixa mais atrativos para mim, além da raridade que tornaram-se.

Guilherme da Costa Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Demerivas1 disse...

muito interessante, eu sempre achei que esse carro era um landau. e lendo o seu post percebo que a uma pequena difereca entre landau, ltd e galaxie estou certo?

Luís Augusto disse...

Olá, Demerivas!
Na verdade o carro é o mesmo, só mudam detalhes das versões, o que, nos anos 70, era suficiente para o carro receber outro nome. No caso do LTD em relação ao Landau, as maiores diferenças, além da cor, eram o vidro traseiro pequeno e a alça de mira no capô (ambos no Landau) e desenho diferente das calotas (v. post acima).

Guilherme Sentinger Ferrari disse...

Olá tudo bem?sou dono de um blog de automóveis antigos também, seu blog me chamou atenção, podemos fazer um acordo, eu divulgo teu blog e voce divulga o meu,http://automovelbrasileiro.blogspot.com, obrigado Guilherme Ferrari

Receptivo Andaraí disse...

Demorei para ver a sua mensagem, olha estou de acordo, estarei entrando em contato por email para conversar, abracos Demetrius.