Impressionada com o sucesso dos roadsters europeus no mercado americano desde o final dos anos 40, a Fiat percebeu que não podia ficar fora da farra e tratou de construir seu próprio esportivo, destinado a concorrer com um grupo bem heterogêneo de adversários. Assim, no final de 1966, foi lançado o 124 Spider que, equipado com o 1.5 do modelo 125, mas com potência elevada para 90 cv líquidos, visava exatamente o maior fenômeno entre os pequenos conversíveis, o MGB inglês, com o qual mantinha certa identidade no desenho e no patamar de preço e potência; para a clientela mais exigente, havia o Dino Spider, que aparece ao fundo na foto, mostrando que os piemonteses não estavam para brincadeiras. O sucesso do 124 foi tamanho que, de 1974 a 1980, todas as unidades produzidas em Turim seguiram para a América, e pode ser creditado ao seu jeito descolado, mas com bom acabamento, e à sua simplicidade mecânica associados ao desenho assinado por Pininfarina, que lhe acrescentava algo do glamour das Ferrari. A produção chegou perto dos 200 mil exemplares e o sucesso na exportação para os EUA garantiu a saúde financeira do gigante de Turim nos anos 70 - que, curiosamente, também havia feito um ótimo negócio com a URSS no ano de lançamento do 124, ao estruturar a fábrica e ceder o projeto para o Lada 2105! O modelo 1968 foi fotografado no Brazil Classics 2006.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
10 comentários:
É um bom carro ! Bonito, bem acabado e o 2.0 tem excelente desempenho. Tenho um 1979.
O seu é carburado? Seria o CS?
Sim, CS. Era injetado, mas passei para carburação.
Me parece que os últimos carburados eram muito superiores aos injetados. Vc pôs Weber 40?
Yes, Sir !!!!
O acordo com a URSS não fooi tããão vantajoso pra FIAT, o aço usado como pagamento era inapropriado para fabricação de automóveis, e nesse período o Grupo inteiro sofreu com problemas de corrosão nos carros das marcas internas (FIAT, Lancia, Alfa Romeo...)
uma mostra do pequeno roadster em trajes esportivos...ehehehehttp://blog4x4.f1mania.net/2008/12/carros-de-competio-fiat-124-spider.html
Sim, mas no início dos 70's parecia um bom negócio! Os problemas só vieram à tona depois, quando a Fiat já liderava no mercado europeu.
Luís, sempre corri atrás de um desses. Nunca alcancei...
Se o Jonny não contar, eu conto....he he
Chic. Lembra mesmo o MG, ia ficar lindo lá em casa.
Postar um comentário