terça-feira, 19 de março de 2013

10 RIVALIDADES APAIXONANTES

Sempre que falta assunto aqui no blog, uma ótima saída é recorrer às listinhas que povoam o imaginário de qualquer entusiasta, fórmula que pode ser comprovada olhando as últimas estatísticas que mostram o sucesso estrondoso desse post. Pois bem, inspirado pela dupla Mercedes 190E 2.3-16 e BMW M3, vamos a dez pares de carros-esporte adversários que eu sonharia em admirar em minha sala de estar ao sabor de um Jack Daniel's Old Barrel - e levar para passear em uma estrada deserta num domingo ensolarado, claro!

1 - GT Malzoni x Willys Interlagos


E quem não gostaria de reeditar o principal duelo das pistas brasileiras dos anos 60?

2 - Corvette Sting Ray x Jaguar E-Type


Potentes e sensuais como qualquer macchina italiana, por uma fração do preço delas e com desenho inconfundível, como convém a qualquer clássico esportivo.

3 - VW SP2 x Puma GTE


Os pequenos esportivos com motor de Fusca refrigerado a ar bem que tentavam levar o espírito das pistas brasileiras dos anos 60 para as estradas dos anos 70, mas a coisa ficava mais na aparência do que nos números de desempenho.

4 - Charger R/T x Maverick GT


Esse sim, talvez tenha sido o grande duelo no imaginário do motorista brasileiro no início dos anos 70. Pouco importava se eles derivassem de pacatos modelos de passeio; o principal era o ronco do V8 e a cantada de pneus nas arrancadas...

5 - Camaro x Mustang


Na mesma linha do duelo Charger x Maverick, porém iniciada ainda nos anos 60 e com muito mais opções de tempero, os eternos pony-cars americanos nada mais eram do que versões mais transadas de modelos compactos, mas até hoje sabem arrancar suspiros como poucos. E não é demais lembrar que a rivalidade perdura até hoje!

6 - MGB x Triumph TR4


Qual foi o último herdeiro do legado britânico de esportivos em seu sentido mais puro? O gigante British Leyland tinha franca preferência pela linha TR, mas os 500.000 MGB vendidos em 18 anos  sem praticamente nenhum investimento da matriz em seu desenvolvimento mostram que a questão era complicada...


7 - Ferrari 365 GTB/4 x Lamborghini Miura


O estado-de-arte dos esportivos italianos e uma das rivalidades mais famosas da história do automóvel. Logo depois do surgimento deles, veio a crise do petróleo e legislações mais rígidas quanto a emissões e segurança, que fizeram com que nunca mais houvesse carros assim.

8 - Ferrari F-40 x Porsche 959


Dois esportivos superlativos que recriaram o conceito do supercarro, inclusive batendo os 300 km/h. Devem deter, até hoje, algum tipo de recorde de comparativos entre si nas publicações especializadas.

9 - BMW M3 E30 x Mercedes 190E 2.3-16


Dos anos de ouro da DTM para a sua garagem por um precinho que dá pra encarar... 

10 - Subaru Impreza WRX STi x Mitsubishi Lancer EVO


A versão japonesa da briga alemã aí de cima, tendo as pistas de rali como pano de fundo, ao invés das pistas da DTM. Só mesmo os marketeiros para explicar por que um país que produz clássicos desse nível precisa ficar criando marcas de prestígio insossas como Lexus, Infiniti e Acura para vender nos EUA.

E aí, faltou algum?

7 comentários:

carlo paolucci disse...

Master Augusto

O início do post diz a q veio: o 1o. carro citado é s dúvida o mais espetacular. Todos os demais são belas g(t)eringonças! Perdoe s feri susceptibilidades, mas esse carro brazuca é inolvidável.
Saudações belgo-monarquistas.
carlo paolucci

Luís Augusto disse...

Prezado Carlo, apesar de eu ser um grande fã do Malzoni, não seria tão chauvinista! Mas, realmente, muitos dos ditos esportivos de hoje não passam mesmo de geringonças...
Abraços

Rafael Ribeiro disse...

1)Malzoni
2)E-Type
3)SP-2
4)Charger
5)Mustang
6)MGB
7)365 GTB
8)Não faz pergunta difícil...
9)BMW M3
10)tanto faz...

Luís Augusto disse...

Hehehehehh, escolher qual o vencedor de cada dupla é um doce exercício. Mas se fosse escolher uma dupla para ter na minha garagem, a opção 8 seria mesmo tentadora.

Unknown disse...

muito bom, para adicionar um pouquinho de anos 80 / 90 nacionais que tal:
Gol GT x Escort XR3
Gol GTI x Kadett GSi
Santana CD x Monza SL/e
as rivalidades são saudáveis e estimulam a melhoria contínua!
www.V8nFUN.blogspot.com

Eric Elias Guimarães disse...

Tambem temos que lembrar da rivalidade entre o Chevrolet Corvette e o Ford Thunderbird nos anos 50.

Anônimo disse...

Nas pistas dos anos 60, Simca x FNM JK, porém no mercado o preço do JK era substancialmente mais elevado.

Martim