quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"ACESSÓRIO DE ÉPOCA"

Uma das manias de boa parte dos proprietários de Fusca, especialmente dos mais antigos, é encher o carrinho de penduricalhos. Até aí, nada contra, cada um faz o que quer com seu brinquedo, mas o problema começa quando chamam os badulaques de acessórios de época, como que para justificar a agressão à originalidade que eles representam. No caso do Fusca, o exemplo mais típico são as pestanas dos faróis,  como no modelo acima, que, segundo quem viveu aquela época, nunca foram vistas nos Fuscas por aqui. Quem coloca, garante que é um útil acessório anti-ofuscante, mas o verdadeiro propósito da peça é evitar acúmulo de neve nos faróis - não é à toa que nunca houve Fusca com isso no Brasil dos anos 50 a 80...
Curiosamente, apenas para ficar no mesmo exemplo, um verdadeiro acessório de época é hoje visto com desdém entre os entusiastas do besouro: o farol Tremendão.

22 comentários:

Paulo Levi disse...

Farol Tremendão Rossi, um mito! Ainda tem pra vender nas lojas de peças para antigos em SP (e custa uma nota).

Já essas pestanas de farol são um acessório que só enfeia o carro, como as calhas nos vidros laterais. Pelo menos estas servem pra alguma coisa...

Luís Augusto disse...

Olha só! Tenho um Rossi aqui meio jogado, vou olhar com mais carinha pra ele agora...

João Cesar Santos disse...

outros acessórios classicos no fusca: polainas nos paralamas, estribinho na caixa de ar, "L" no lado interno da porta e o "pé de coluna"... ah, tb tem o frisinho no chapeu da placa... No meu 69 quando restaurei, tirei as polainas dos paralamas... ficou com um visual externo mais limpo...

Luís Augusto disse...

Pois é, João, também deixei os meus 69 e 74 como vieram ao mundo...
Acho mais charmoso uns diferenciais que só poucos enxergam, como piscas e lanternas traseiras Hassia dos Fuscas alemães (no 69).

Belair disse...

De todos os listados pelo João,as pestanas de farois são ainda mais feias.
Já internamente,lembro do porta trecos tipo prateleira,à frente do passageiro,de metal ou vime com redinha,os botões e a bola de cambio de acrilico nas cores do carro,capa de alavanca de freio de mão,trava de quebravento com 2 pinos,e as moldurinhas imantadas com foto do filho de um lado e o "papai não corra" do outro,huahahaha.
Esse ultimo não era só para Fusca evidentemente,mas se encaixava muito bem no espaço entre os botões acima do radio,assim como medalhas de santinhos,escudos de times,etc...
Bons tempos.

Rafael Ribeiro disse...

Tenho um 1300L 1978 comprado ano passado de sua segunda dona por 30 anos que, graças a Deus, sempre o manteve 95% original. Aos pouquinhos vou chegando nos 100%, sem nenhum acessório ou peças de anos diferentes do original.

M disse...

Esses penduricalhos ridículos só eram vistos nos Fuscas taxi, por aqui chamados de taxi-mirim !
Mas de todas as traquitanas, a mais engraçada está esquecida: a oncinha que piscava os olhos qdo o freio era acionado, o precursor dos "brake-lights" !

Belair disse...

So' voce pra lembrar da oncinha mesmo,huahahaha.
Teve uma ?

Luís Augusto disse...

essa oncinha eu nunca tinha nem ouvido falar!

M disse...

Belair,
Nunca tive, era a coisa + cafona !
Mas bem que gostaria de ter uma hoje...

Dotô,
Na época, alguns achavam que era supimpa, outros que era boko-moko !
(adjetivos de época...)

regi nat rock disse...

Pensar que eu ganhei uma e joguei fora... Çisqueceram do suporte adicional para o limpador de parabrisas. Um triplo "aerofólio" encaixado na haste. O mote era "mais pressão na varredura" ou qq coisa do gênero. Cheguei a experimentar e a única coisa digna de nota era que prejudicava a visibilidade. hahahahaha

Belair disse...

Regi,voce e' que nao chegou a verificar o efeito da coisa;essa pressao aerodinamica so' era exercida sobre os limpadores a partir do momento que seu fusca atingia os 200 km/h.
Voce certamente teve medo de chegar a essa velocidade...huahahahahahaha

M disse...

Hehehehehhhh...
Bem lembrado !!! Essa traquitana no limpador de parabrisas era outra inutilidade ridícula !

F250GTO disse...

E tinha tambem a "dentadura de baiano" uma peça de aluminio que cobria os "dentes" ou a "grelha" da refrigeraçao do Fusca, sob o vigia traseiro.
E os caninhos de escapamento, mais grossos e sem o "miolo" abafador.
9 e 1/2 entre 10 Karmann Ghias, tinha esses caninhos.
Romeu

Marcelo Meireles Bahia disse...

Um porta treco em bambu bem feito até que dá um visual mais clássico, principalmente nos fuscas da década de 50 e 60. Tenho um instalado no meu placa preta 1969 que é um charme só ... rsrsrsrsrs ...

Unknown disse...

E vocês certamente nunca viram fusca com teto de vinil? e vidro bolha?e fusca Royce?.
Pobre fusca já serviu de cobaia pra tudo.
Alfredo.

Paulo Levi disse...

Pra ter onde colocar a oncinha, era preciso ter um outro acessório: o bagagito revestido em curvim, de preferência com acabamento capitonê.

Anônimo disse...

Um acessório muito interessante era a bola com caranguejo na alavanca de câmbio.

Martim

M disse...

Putz !
Confesso ! Eu tive um Fusca com capô alisado e chapa embutida !
Foi solenemente esmagado por um caminhão na Rua Dr.Vila Nova !

Belair disse...

Confessa?
Põ,na epoca eu queria um capo alisado e placa embutida,roda original cromada e alargada com a calota original tambem.E daí que eu tinha 14 anos...?

Luís Augusto disse...

Roda Fittipaldi?

M disse...

Eu ainda tenho as fotos do Fusca esmagado, com o caminhão em cima !
Levarei na próxima pizza !