sexta-feira, 20 de julho de 2012

OS COREANOS APRENDERAM RÁPIDO

Gostaria hoje de convidar o leitor a desconsiderar a propaganda picaretosa que macula os carros da Hyundai no Brasil e se concentrar apenas na evolução dos produtos coreanos. Conhecidas dos brasileiros desde a abertura das importações no início dos anos 90 (quem não se lembra da Kia Besta?), as marcas coreanas não primavam pelo design naquela época, ficando os discretos Kia Sephia e Clarus, e Hyundai Excel e Sonata, praticamente anônimos no mar de novidades que invadia as ruas brasileiras. O tempo passou, essas marcas tiveram seus altos e baixos e o departamento de estilo passou a se mexer em busca de uma identidade coreana própria, até que a geração atual de automóveis do Tigre Asiático atingiu a vanguarda do design, principalmente nos modelos Kia Soul e Optima, na opinião deste blog, que podem ser comparados ao melhores de sua classe em todo o mundo. Só que o caminho até o sucesso foi meio tortuoso, alternando modelos insossos, como o Magentis, com essa pérola da desarmonia que foi o Opirus, um pretensioso sedã de luxo que misturava elementos como a frente do Jaguar S-Type (ou do Mercedes Classe E) com a coluna C e a traseira do Lincoln Town Car e uma grade que tem algo do Chrysler 300, tudo isso com porte de Honda Accord. Curiosamente, nem os marqueteiros da Kia devem ter gostado do resultado, pois, pelo menos para o mercado brasileiro, a marca não vinha estampada em nenhum lugar da dianteira do carrão. Realmente, há menos de dez anos, os tempos eram outros para os coreanos...

5 comentários:

Joel Gayeski disse...

Nossa, do Excel eu me lembro. Alguém onde eu trabalho tem um.
Esse Opirus é realmente uma coisa muito estranha. Até hoje só vi um.

regi nat rock disse...

francamente, dotô, ainda não tenho opinião formada sobre os coreanos.
sei que raramente quebram, massssss, ainda não me convenci.
as fabricas, no mundo todo, tem feito tanta coisa descartável, que há que se pensar muito na aquisição de um zero, seja lá de quem for, especialmente por aqui onde os preços são absurdamente altos em relação aos irmãos vendidos em outras plagas. Talvez seja só sindrome de ching ling, mas estou bem conservador e vou aguardar mais um tempo antes de emitir opinião.

regi nat rock disse...

ops, faltou: quanto ao design, os carros, modo geral, se parecem cada vez mais, não tendo o "tcham" que, antes, identificava a marca. Sem contar que, o tal carro mundial, misturando e trocando peças entre fabricas quase "inimigas", privilegiou o lucro fácil,em detrimento à marca. O mundo tá ficando é muito chato, isso sim.

Paulo Levi disse...

Acho que em termos de estilo os coreanos estão em um ótimo momento, exatamente como os japoneses estiveram nos anos 1990.

E o que fizeram para chegar aonde estão? Contrataram bons designers europeus e americanos, até para ensinar ao pessoal da casa como se faz. O atual responsável pelo design da Kia, por exemplo, é o alemão Peter Schreyer, ex-Audi, que até teve seu nome citado em um dos comerciais da marca no Brasil. O cara é a prova viva de que investir em design é uma das melhores coisas que uma marca de automóveis pode fazer pela sua imagem.

Quanto ao Opirus, tanto o carro como o nome são feios de doer. E a desvalorização deve ter sido uma coisa alucinante. Quem comprou um desses sem negociar um superdesconto perdeu muito, muito dinheiro.

Corsário Viajante disse...

Via esse trem com relativa frequencia aqui por SP, especialmente quando a Hyundai começou a virar moda. Devem ter empurrado estoque disso aí para muita gente.
E sempre achei o mesmo, uma das coisas mais horríveis jamais fabricadas.