segunda-feira, 26 de março de 2012

FETICHE


Desde sempre, provavelmente por estarem associadas ao trabalho pesado, as caminhonetes (ou pick-ups) são sinônimo de poder, resistência e virilidade - atributos com que tantos e tantos marmanjos sonham... - e, talvez mais até dos que os Grand Tourers que frequentemente aparecem por aqui, se tornaram representantes da parte mais masculina da cultura automotiva. Percebendo isso, muito antes de alguém ter a idéia de travestir as caminhonetes em carros de luxo, pensou-se em dotar um carro de passeio com caçamba, surgindo, assim, a Ford Ranchero em 1957, derivada dos full-size da marca. A resposta da GM viria em 1959, com a Chevy El Camino, derivada do Impala, mas a fórmula não se mostrou perfeita e as duas, naquela configuração inicial, saíram de linha em 1960 com vendas inexpressivas. Enquanto a Ford insistiu na Ranchero, agora derivada do compacto Falcon, a Chevrolet só contra-atacou em 1964, dessa vez com um modelo derivado do seu novo mid-size, o Chevelle, que viria a ser o muscle-car da marca na segunda metade da década. A nova abordagem publicitária, enfatizando mais a vocação para o lazer do que a capacidade de carga, fizeram muito bem para as vendas da El Camino que, a partir de 1968, ano do modelo acima, ganhou até a apimentada versão SS, com o consagrado V8 396 (6.5 litros) e se tranformou em cult para os amantes dos carros americanos. Quanto à capacidade de carga... quem se importa?

8 comentários:

M disse...

Gosto disso !
Este é o melhor ano !

João Cesar Santos disse...

"A resposta da GM viria em 1969, com a Chevy El Camino..." Luís, acredito que o correto é 1959... As férias foram ótimas, vc voltou com disposição. Parabéns

Luís Augusto disse...

Tem razão, João César, já corrigi. M, ainda tem um desses na sua garagem?

roberto zullino disse...

Eu também gosto dessas Pick-Ups, tanto a Ranchero quanto da El Camino, fora que o ar condicionado fica fortíssimo.

Luís Augusto disse...

Observação interessante, nunca tinha pensado nisso...
Deve ficar mesmo.

M disse...

Oi Dotô !
Levei 2 pra aí, uma 68 e outra 71, mas já dançaram !

Francisco J.Pellegrino disse...

Muito bonita, tb gosto.

regi nat rock disse...

mais um carro, teoricamente off road mas SÓ pra andar no asfalto.

Mas eu também gosto...