Desde sempre, provavelmente por estarem associadas ao trabalho pesado, as caminhonetes (ou pick-ups) são sinônimo de poder, resistência e virilidade - atributos com que tantos e tantos marmanjos sonham... - e, talvez mais até dos que os Grand Tourers que frequentemente aparecem por aqui, se tornaram representantes da parte mais masculina da cultura automotiva. Percebendo isso, muito antes de alguém ter a idéia de travestir as caminhonetes em carros de luxo, pensou-se em dotar um carro de passeio com caçamba, surgindo, assim, a Ford Ranchero em 1957, derivada dos full-size da marca. A resposta da GM viria em 1959, com a Chevy El Camino, derivada do Impala, mas a fórmula não se mostrou perfeita e as duas, naquela configuração inicial, saíram de linha em 1960 com vendas inexpressivas. Enquanto a Ford insistiu na Ranchero, agora derivada do compacto Falcon, a Chevrolet só contra-atacou em 1964, dessa vez com um modelo derivado do seu novo mid-size, o Chevelle, que viria a ser o muscle-car da marca na segunda metade da década. A nova abordagem publicitária, enfatizando mais a vocação para o lazer do que a capacidade de carga, fizeram muito bem para as vendas da El Camino que, a partir de 1968, ano do modelo acima, ganhou até a apimentada versão SS, com o consagrado V8 396 (6.5 litros) e se tranformou em cult para os amantes dos carros americanos. Quanto à capacidade de carga... quem se importa?
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
8 comentários:
Gosto disso !
Este é o melhor ano !
"A resposta da GM viria em 1969, com a Chevy El Camino..." Luís, acredito que o correto é 1959... As férias foram ótimas, vc voltou com disposição. Parabéns
Tem razão, João César, já corrigi. M, ainda tem um desses na sua garagem?
Eu também gosto dessas Pick-Ups, tanto a Ranchero quanto da El Camino, fora que o ar condicionado fica fortíssimo.
Observação interessante, nunca tinha pensado nisso...
Deve ficar mesmo.
Oi Dotô !
Levei 2 pra aí, uma 68 e outra 71, mas já dançaram !
Muito bonita, tb gosto.
mais um carro, teoricamente off road mas SÓ pra andar no asfalto.
Mas eu também gosto...
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