Desde muito cedo na indústria automotiva brasileira, "esportivar" um modelo de grande produção provou ser atividade das mais rentáveis. Um aumentozinho na cilindrada, um carburadorzinho a mais aqui, um comando mais bravo acolá, falsas entradas de ar, aerofólios, faixas decorativas, bancos esportivos e... pronto! Mais um "puro-sangue" orgulhosamente brasileiro estava à disposição de um público ávido por novidades, normalmente por um preço tão intimidador quanto a aparência. Do Simca Rally ao Kadett GSi, a fórmula foi repetida à exaustão, mas qual seria o mais interessante? Meus eleitos seriam o Dodge Charger R/T dos primeirões de 1971, o Opala SS 73 e o Passat Pointer da última safra. Um Esplanada GTX e o próprio Kadett GSi também não iriam mal... nem um Monza S/R ou um Maverick GT. Ai, ai...
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
8 comentários:
Clássico Opalão.
Concordo e parabéns pelo POST.
Um forte abraço.
Versões ESPORTIVAS de carros nacionais só Vectra GSi e Gol GTi 16V, o resto é enganação.
Joel, vc está antecipando a proxima categoria!
Passat...
Aqui eu passo batido !
Esportivos de araque !
E detesto faixas...
Maverick GT com kit quadrijet e comando, não saiu uma versão assim?
Minha opinião:
O primeiro VW Passat TS sim era um "puro sangue".
Nessa época o Gol Gti era melhor que esse Pointer.
O Pointer saiu de linha em 1988 e o GTi chegou em 89, com desempenho idêntico, embora mais leve e com cilindrada maior, fora que a injeção cortava a alimentação em rotações muito elevadas, algo inadmissível em um esportivo.
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