Você está louco para ingressar no antigomobilismo, mas o orçamento está curto? Não concorda com o que andam pedindo por Opala 4 cilindros ou Fusquinha meia-boca? É metido a conhecedor e não aceita qualquer tranqueira apenas pelo fato de ser antiga? Não perca a esperança! Apesar da enorme valorização vista nos últimos 10 ou 15 anos, ainda é possível encontrar coisa boa por até, digamos, 10 mil reais, muitas vezes ainda com os primeiros proprietários. Mas é bom se apressar para não perder a onda e depois entrar na turma que adora contar que deixou de comprar um Charger inteiríssimo por 5 mil reais há não sei quantos anos...
Com vocês, três modelos muito bem aceitos entre os entusiastas europeus e ainda encontradiços por estas bandas a preços atraentes, o Hillman Avenger, o Opel Kadett C e o Fiat 127 - Dodginho, Chevette e 147 para os íntimos. Naturalmente, para deixá-los em estado tão impecável como o dos carros das fotos, você vai ter que investir um pouquinho na elegância deles, coisa de duas ou três vezes o valor da compra...
30 comentários:
Coincidência, he, he! Estou louco para ingressar no mundo do antigomobilismo, sendo um pequeno nacional, o tipo de carro escolhido, e entre eles, o Polara e o Chevette minhas preferências disparadas, especialmente o Chrysler. Na verdade, qualquer outro (Corcel I, Fiat 147, Fusca, ou mesmo um Uno do primeiro ano de produção bem como um Corsa Wind ídem (embora pelos estatutos os dois últimos que citei ainda não sejam considerados antigos) me fascina, quando os vejo em absoluto estado de originalidade e conservação, he, he!
Mr. Car, já tem um "clandestino" na minha pequena coleção que vc deve admirar, um Palio 1998 absolutamente original que fico com cada vez mais pena de vender...
Luís Augusto, se é para vender com pena, não venda, he, he! Também gosto do Palio.
Enquanto tiver espaço ele vai ficando...
Esse Chevettin...
... é de um amigo nosso!
Excelente post Luís.
Mr. Car, tenho aqui um polarinha com bastante potencial e precisando abrir vaga na garagem, que está em obras!
guilhermedicin@hotmail.com
Que honra, ver o meu filhote fazendo bonito aqui!
Sabia que conhecia esse Chevettinho de algum lugar...
Apesar de também gostar muito do nosso "Opel", faria questão de ter um Polara, até pela curiosidade do carburador SU.
quer uma sugestão, Joel?
NÃO QUEIRA !!!
Tive um na época, azul pavão, lindo, e não havia um infeliz que soubesse mexer nele.
Duas alegrias; qdo comprei achando que estava fazendo um bom negócio e depois, quando vendi.
Nunca me atrevi a fazer uma viagem maior que 200km. Era problema na certa. Mas continuo gostando do estilo.
Joel,
Desconsidere o infeliz comentário do Regi, que caiu nas mãos dos mexânicos idiotas que abundam pela aí !
Mecanicamente, o Polara é o + interessante, e com alguns "veneninhos" básicos, empurra muito grandão !
O pobrema é restaurar um carro destes, pela dificuldade em encontrar repuestos.
Sob este aspecto, o Chevette ainda é o caminho mais fácil !
Ainda assim, o 147 e o Corcel I não podem ser desconsiderados !
MAS, qualquer que seja a sua escolha, CUIDADO COM OS MEXÂNICOS !!!
Tive um Polara 76.
Aquilo que o M chama de mexanico LIXOU o pistão do carburador.
Nunca mais andou, o coitadinho do Polara.
Vendi por kilo...
Escolho o Chevette.
Infeliz coment , o cacete seo M. O meu ia na autorizada numa época em que autorizada levava a sério sua atividade, e tb avaliado por quem entendia de motor, e muito, mas vivia dando pobrema. Bom carro, mas ruim.
Entendiam porra nenhuma !
A única diferença é que na otorizada, os mexânicos usam jaleco-branco e cobram mais caro...
Tive 3 "jorginhos", sem nenhum pobrema ! E não satisfeito com um SU, botei DOIS !
DETALHE:
A F3 Sulamericana, durante muito tempo foi dominada pelos motores VW. No braZil eram os AP, mas os hermanos andavam na frente !
Sabem qual era o motor deles ?
Dodginho, que por lá eram fabricados pela VW.
A título de registro, o carburador do Dodginho era um Hitachi, copia do SU britânico.
uma pena que não lhe conhecia na época M. Ou então, fui "sorteado" com o carrinho nascido com defeito crônico. Aliás, se dizia que o carro (qualquer deles) montado numa segunda feira, depois de uma derrota daquele timeco da marginal s/n, vinha "carimbado" como "nascido torto".
Vai saber...
Dotô,
A Chrysler usou carbs Hitachi, SU e Stromberg.
Regi,
Nisto vc tem toda razão ! Hahahahahahhh...
Mas o funcionamento do Stromberg é diferente dos outros dois, não?
Até que não ! O princípio é o mesmo ! Mas em vez da mola, usa um diafragma de borracha.
Fico com o 147, se não estiver satisfeito com o desempenho sempre se pode colocar o powertrain do 1,6R comprado na primeira robauto da esquina.
aqui na granja tem um 78 prata, couro dentro, powertrain de 1,6R, ar e direção, rodinhas normais de ferro. o dono tem um porsche 1995 que até empresta, mas no 147 ninguém mexe, precisa de muito carro na raposo para andar na frente dele.
O câmbio do Uno não entra no 147 !
O câmbio de 5M dá pobrema de cabeção - tem que colocar as longarinas do 147C.
Nada que um bom mexânico não faça e baratinho.
Sem dúvida !
MAS a frente dos antigos, além de extreita, é muito frágil.
É melhor partir direto da 147C.
E colocar o tb o câmbio do UNO, que tem o trambulado por cima !
tire o X...
Rinndo muito com os "xiliques".
Um Dodginho com 4 ITB's e um comando brabo deve ser coisa boa.
Joel,
Fica mais-meió com 2.0, válvulas e comando do Avenger Rallye, 2 Weber DCOE45, câmbio de Alfa e diferencial do argentino.
Brinquedinho assim humilhava os Magicliques e os 250S da época.
M, interessante a receira.
Mas... o que vem a ser Magiclique? Pra mim isso é uma ignição de um picareta por aí.
Mavereco, magiclique, mustangue-de-pobre, tudo a mesma coisa...
Os Dodginhos incrementados eram feitos lá em Ourinhos, pelo Marinho.
particularmente gosto do corcel 1 duas portas, mais tbm gosto da aparência do Chevette...
qual dos dois vc acha melhor em mecânica?
Postar um comentário