Ok, o Brasil nunca teve uma indústria automobilística genuinamente nacional, mas algumas iniciativas daqui enchem os mais ufanistas de orgulho e despertam as mais diversas teorias conspiratórias contra o "capitalismo predatório" que tomou conta "desse país", muito embora boa parte dessas iniciativas não passassem de devaneios empreendedoristas. Polêmicas à parte, tivemos mesmo alguns carros que merecem figurar em qualquer resenha sobre a História do Automóvel e não foi difícil chegar aos três mais expressivos. Não foi incluído aqui o hours concours GT Malzoni, que já garantiu seu lugar em outra categoria. Pois bem, aos vencedores: Brasinca 4200 GT Uirapuru, Puma GTE e VW Brasília. Sobre o primeiro, nem há muito mais o que dizer além de que sou fã confesso do seu desenho e da sua realização como produto digno de figurar ao lado dos GTs europeus em uma época em que a tecnologia brasileira ainda engatinhava. O Puma com motor VW, das safras 68-72, é o esportivo nacional por excelência. Bonito, leve e rápido, ele acabou sendo vítima da política equivocada da marca e logo se transformou em um Fusca travestido de esportivo com péssimo acabamento e desenho cada vez mais genérico, chegando ao vulgar no final da carreira. Mas os primeirões ainda enchem os olhos! E, finalmente o Brasília, sucesso estrondoso que deu ao brasileiro espaço e modernidade dos contemporâneos europeus aliado à robustez e confiabilidade do imortal Fusca que lhe deu origem. Seu "gênero" envolve alguma confusão, pois trata-se de um hatchback (masculino, portanto) que, muito espertamente, foi enquadrado pela VW como perua (feminino) na época do lançamento, para pagar menos imposto. Portanto, é "o" Brasília, mesmo.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
5 comentários:
Uirapurú pra mim é único em terras brasilis. O puminha marcou sua época e se perdeu na inflação galopante somada a falta de gerenciamente profissional da industria. A (o) Braza tive várias, sendo a última, a versão alcool, um desastre. Mas ô carrinho valente.
Gosto muito do Puma....
Dotô,
Como beleza, acho que merecem menção o Fissore e a nossa Veraneio. Por sinal, ví hoje na rua uma de babar ! Ô carro bonito !
O Fissore e a Veraneio são mesmo boas lembranças. Um amigo comprou uma empresa falida há uns 3 anos e veio no espólio uma ambulância Veraneio 79 com 6 mil km! Fiz de tudo para ele preservar o carro, mas ele acabou tirando os acessórios de ambulância, pintando e colocando GNV. Ainda assim, um belo carro, uma delícia de dirigir.
Isso mesmo ! Suspensão perfeitamente calibrada ! O pessoal das ambulâncias diz que ainda não apareceu carro mais confortável !
Imagine uma com um V8, automática e com A/C !
Em matéria de beleza, nossa Veraneio (e a C10) davam de lavada nas Apache. Os americanos morriam de inveja...
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