terça-feira, 28 de novembro de 2023

RALLY MG CLUB - CAMPOS DO JORDÃO 2023 - O ACERTO DE ANTIGAS DÍVIDAS




Lá se vão onze anos desde a minha primeira prova de rally, a bordo do Fuscão 74. A partir de então, ajudei, junto com os amigos do CVA-MG, a formentar a cultura do rally clássico aqui em Minas, sempre me inspirando no que fazia o MG Club, na figura do então presidente, meu xará Luiz César. Trocamos muitas ideias por e-mail, sempre com a minha promessa de participar de um evento deles, que acabou não se materializando na época por problemas de agenda, meninos pequenos, logística complicada, etc. Mas a admiração ficou e, mesmo após o seu falecimento, eu me sentia em débito com o clube que criou e fortaleceu essa cultura aqui no Brasil.

Alinhado para a largada da prova noturna do evento do clube mais charmoso do Brasil

Por outro lado, embora todo mundo saiba que ele seja o xodó aqui da garagem, eu nunca havia escalado o Fusquinha para um rally, seja pela baixa potência do 1300, seja por ele eventualmente não estar em sua melhor forma por ocasião de alguma prova que organizamos. Mas, agora em 2023, tudo deu certo! Fusquinha maravilhosamente revisado pelo Guilherme Machado, prova com fator de correção que tenta equiparar as forças de um carrinho com mais de 50 anos com um modelo dos anos 90 e... pé na estrada!

Não foi fácil perseguir as médias à noite, em trechos extremamente sinuosos

Vencidos os 490km de casa até Campos do Jordão, o Felipe, meu navegador, estava louco para faturar um troféu e se igualar ao André que, a bordo da Caravan, tinha chegado em terceiro no Raid da Liberdade, em 2020. Na prova noturna, ainda meio desentrosados, conseguimos levar o Fusca a um honroso quarto lugar, apenas 2 pontos atrás do terceiro! Mas foi no dia seguinte, na prova principal, é que nosso time brilhou pra valer! Mesmo com as limitações naturais do motorzinho 1300, carro, piloto e navegador erraram pouquíssimo (quase não teve o tradicional bate-boca durante a prova!), levando os mineirinhos aqui a consquistarem o segundo lugar no rally clássico, atrás apenas de uma BMW 320 1976.

Na prova diurna, o Fusquinha ficou mais à vontade

O evento em si foi fantástico, com carros muito emblemáticos embelezando as estradas sinuosas da região - menção especial para um Corvette Sting Ray Split-Window 1963, um Triumph TR4 IRS 1966, um Mustang Boss 302 1969, dois MGB (um roadster 1973 e um GT 1974), um Porsche 911 1977, vários Mercedes e BMW, uma Kombi T3 Wasserboxer, além de outros dois Fuscas, um Puma, um raro Adamo e alguns nacionais dos anos 90. Menção especial também ao Opala SS 1977 do meu amigo Gustavo Brasil que, incentivado por mim, também foi de BH até Campos do Jordão conhecer o evento do MG Club e voltou para casa com um troféu de terceiro lugar no rally diurno.



                                        

O fator de correção (handicap) valorizou a idade e a menor cilindrada do VW

Final de evento, mais 490km de volta para casa, totalizando 1200km de sorrisos a bordo do carrinho que me conhece desde que nasci. Dívida paga, ele já tem um troféu para chamar de seu. Dívida paga também com meu xará Luiz César que, de onde estiver, estará dando risadas das nossas aventuras no evento do clube ao qual ele tanto se dedicou. Seu legado está mais do que seguro nas mãos dos outros veteranos do MG Club e dos entusiastas que estão chegando.

                                        

Troféu nas mãos, já pensando no próximo!

4 comentários:

Vera Lambiasi disse...

Excelente crônica, amigão, LC faz muita falta. E vocês, hein, quietinhos … quietinhos … ainda levaram um troféu, parabéns. Agora nos resta pagar a visita. Beijinhos, Vera

Luís Augusto disse...

Foi ótimo rever vocês, Vera! Vamos cobrar a visita!

Denise Malta disse...

Parabéns pelo feito com os meninos e o fusquinha, que é um herói, muito bem cuidado por você! Parabéns pelo registro muito gostoso de ler!

Luís Augusto disse...

Obrigado, Denise! Esse Fusquinha vc conhece bem!