quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

IGALA

No início dos anos 70, comandada por Rudolf Leiding, a Volkswagen daqui fazia apostas altas para se firmar como líder absoluta de mercado, tendo lançado uma variedade de modelos sem paralelo no Brasil em um curto espaço de tempo, entre os quais o sucesso mais estrondoso foi, sem dúvida, o Brasília, que propunha unir a robustez e confiabilidade do Fusca a um desenho moderno capaz de oferecer espaço interno muito superior ao do besouro que lhe deu origem. Como a fórmula se mostrou bem-sucedida no Brasil - foram 1 milhão de unidades em pouco mais de oito anos de produção -, a VW apostou também em mercados de exportação semelhantes ao nosso, especialmente México (há um episódio do venerável Chaves em que aparece um Brasília, de propriedade do Sr. Barriga!) e Nigéria, onde a preferência por veículos de 4 portas exigiu adaptações no hatchback nacional para acomodar mais duas portas traseiras. Chamado por lá de Igala, em alusão a uma etnia local, o Brasília se mostrou um sucesso também em terras africanas, mas algumas poucas versões quatro-portas foram oferecidas também no Brasil, a maioria destinada ao uso como taxi. Certamente não foi esse o caso da beldade acima, representante dos últimos anos com seu belo acabamento monocromático e lanternas traseiras "tipo Mercedes", fotografada pelo Guilherme Gomes em Lindóia/2011.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

R.I.P., FÁBIO STEINBRUCH

Hoje a comunidade antigomobilista amanheceu em luto pelo morte do colecionador Fábio Steinbruch, 51 anos, vítima de acidente motociclístico em São Paulo. Embora não tenha tido o prazer de conhecê-lo, tinha enorme simpatia pela sua gigantesca coleção de veículos nacionais, que reunia praticamente todos os espécimes já fabricados por aqui, inclusive peças únicas, como o FNM Fúria, e modelos raríssimos, como o Uirapuru conversível, Willys Itamaraty Executivo, Opala SS 4 portas e Renault 1093, comprados e valorizados pelo Fábio em uma época em que ninguém os enxergava, ainda, como objetos de coleção. Deixo com os leitores a fotos do modelo mais emblemático do seu acervo e meus sinceros sentimentos à família Steinbruch.